Blogs

Blogs >

Existe hora certa para começar a usar suplementos?

Whey protein, healthy lifestyle, man pour whey powder on the bottle.

Todo atleta que busca manter a alta performance sabe a importância de uma dieta balanceada, porém, mesmo com uma boa alimentação, o desempenho não melhora. E é nessa hora que entram os suplementos alimentares. O significado da palavra suplementar no dicionário é: complementar; capaz de ampliar ou completar, sendo a função dos suplementos justamente essa, complementar nutrientes que faltam ou não em uma dieta como: fibras, aminoácidos, vitaminas, proteínas ou carboidratos.

Gosta de música e de corrida? Então participe da Live Music Night Run

Suplementos alimentares não podem substituir refeições. Eles são nutrientes isolados que existem para otimizar os treinos, cada suplemento tem uma finalidade específica”, explica a nutricionista Gabrielle Sanches.

O início da utilização dos suplementos divide opiniões, justamente por eles serem de fácil acesso a qualquer um que quiser comprá-los. Para pessoas com históricos de doenças como diabetes e cálculo renal, é mais do que necessário buscar orientação profissional, pois em alguns casos eles podem sim ser lesivos a saúde.

Gabrielle também conta que existe hora certa para começar a usá-los, principalmente porque cada caso é único. Cada pessoa tem suas particularidades e a introdução deve ser estudada, levando em consideração os tipos de atividade, intensidade e problemas de saúde. Também é muito importante saber há quanto tempo a pessoa já pratica atividades físicas e em quais horários elas são realizadas.

Não existe idade certa para começar a ingerir suplementos alimentares, porém a recomendação dos nutricionistas é que o consumo comece após cerca de seis meses à um ano de treino. Este período é essencial para que o corpo se adapte aos treinamentos e estímulos, gerando assim uma maior consciência corporal do atleta.

Foto: Janifest/Fotolia Foto: Janifest/Fotolia

Entre os mais famosos estão

Whey Protein

Proteínas isoladas e concentradas de rápida absorção e ricas em aminoácidos. É perfeito para ser utilizado após o treino.

BCAA

Aminoácidos de cadeia ramificada, que incluem a leucina, valina e isoleucina. Em conjunto, estes três aminoácidos formam cerca de 1/3 das proteínas musculares e são essenciais para o crescimento e desenvolvimento muscular.

Glutamina

Está no grupo dos aminoácidos não-essenciais, o que significa que é produzida pelo corpo a partir de determinado metabolismo. Ela é sintetizada a partir do ácido glutâmico, isoleucina e valina e tem como principal característica a melhora do sistema imunológico.

Multivitamínicos

Complexos vitamínicos-minerais que possuem capacidade para suprir às necessidades de micronutrientes, quando a alimentação convencional não consegue atingi-las.

Este texto foi escrito por: Gustavo Mazzucchelli

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *